quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

A importância das habilidades profissionais e socioemocionais no setor varejista


É importante compreender que as habilidades profissionais e emocionais são competências que envolvem gestão do trabalho e das emoções, e as naturezas das competências estão intimamente expressas no modo como lidamos com circunstâncias específicas no ambiente de trabalho. 

Existem diferentes tipos de habilidades profissionais, algumas gerais, que qualificam o profissional em diversas áreas, e outras específicas. No setor varejista a habilidade técnica é atribuída a um conhecimento técnico, prático usado para realizar determinada função ou atividade no setor que é específico e tem suas próprias nuances e manejos. Qualquer atividade profissional quando bem desenvolvida pode se tornar uma habilidade técnica, por mais simples que seja. Mas no que tange as competências emocionais, envolvem a gestão das emoções, o modo que me relaciono no cotidiano do trabalho e como essa relação interfere na tomada de decisão e nos aspectos saudáveis do ambiente. Requer produção e manutenção do bem-estar emocional e melhor produtividade sem abrir mão dos conceitos técnicos. 

Portanto, é muito interessante que todos os profissionais busquem o desenvolvimento no âmbito profissional e socio  emocional, assumindo postura de gestores completos, equipes com eficácia, que lidam com desafios e apoio uns aos outros. 

Equipes de boa performance assumem diferentes situações por ter conhecimento da técnica e enxergar os processos para além do seu setor, ao mesmo tempo deve possuir a capacidade de adotar bom clima organizacional e desejável, adquirir capacidade de resolver conflitos internos na equipe, construindo relacionamentos saudáveis e uma cultura de acolhimento e respeito aos colegas. 

Para melhor compreensão das habilidades técnicas e emocionais, elencamos diferentes áreas do setor varejista e sua importância: 

Contagem, auditoria e gestão de estoque: habilidades essenciais para um almoxarife. Nesse caso, o almoxarife deve desenvolver a capacidade emocional eficaz na comunicação, seja ela escrita ou falada. Deve ser capaz de dar informações precisas para a equipe, com o intuito de atender ao setor de compra e venda e os fluxos de demandas sem ruídos na comunicação. A clareza é fundamental para obter sucesso nesse aspecto.

 Manuseio de empilhadeira: importantíssimo para operadores logísticos que atuam com empilhamento de cargas. A função exige capacidade de lidar com as adversidades e manter uma mentalidade paciente quanto as mudanças repentinas cotidianas, visa que lida com espaço deve manter resiliência, foco e atenção.

 Contratação em carteira de novo funcionário: com muitos detalhes burocracias, essa habilidade é geralmente utilizada por profissionais do departamento pessoal. A habilidade emocional requerida é a de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como entender e as emoções dos outros. Isso é fundamental para lidar com situações de pressão, conflitos e colaboração no cotidiano profissional e autogestão nas decisões. 

Produção textual para segmentos específicos: Cada texto, história ou notícia possui um tom diferente e tem por objetivo comunicar com um público específico. Saber desenvolver o tom correto de produção textual é uma habilidade bastante abrangente, mas geralmente atribuída ao redator. Habilidade emocional exigida, é a empatia e cordialidade, ter senso de aplicabilidade de termos de acordo com a emoção e objetivo que deseja despertar. 

Manuseio de um sistema de gestão com funções como controle de estoque, geração de relatórios, controle de caixa, entre outros: muito usada na função de operador de caixa. Nesse caso, a autogestão da emoção é imprescindível, visto que lida com o resultado de lucro do negócio e deve ser preciso com foco e atenção.

 Como vimos, nos exemplos, as competências profissionais, emocionais, comportamentais estão relacionadas. Então não basta possuirmos habilidades técnica e pratica se não aprendemos sobre as emoções e como geri-las. E se pudermos sintetizar em poucas palavras as habilidades profissionais se resume em  boa técnica, conhecimento e prática e as habilidades emocionais em cordialidade, empatia e atitude ética.

 Para melhor gerir as competências no setor, pode-se implementar programa interno de desenvolvimento da equipe. Com foco no resultado a partir de ações estratégicas, com em que os profissionais estejam em constante evolução, conduzido por um profissional com experiência em desenvolver habilidades profissionais e socioemocionais.

 Além disso, é importante que se tenha programas de desenvolvimento que conte com a expertise de profissionais externos, que auxiliam nas dinâmicas e trazem novidades e inovação para o cotidiano da equipe.

É muito interessante que todos os profissionais busquem o desenvolvimento no âmbito profissional e socioemocional, assumindo postura de gestores completos, equipes com eficácia, que lidam com desafios e apoio uns aos outros.

ANGELA VILELA Psicóloga clínica , Treinadora de Equipes Facilitadora de Processos Grupais. Instagram: @ acolherotempoeagora/ WhatsApp (81) 9 9785-376

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