quarta-feira, 27 de junho de 2012

Expansão dos orgânicos esbarra em preços elevados e logística

Embora o mercado para produtos orgânicos esteja se expandindo rapidamente no Brasil, os produtores ainda enfrentam barreiras para chegar aos consumidores. A avaliação é de produtores orgânicos reunidos na conferência Green Rio, evento de agricultura orgânica paralelo à Rio+20.

As principais dificuldades enfrentadas são com relação à logística. Produtores reclamam que, devido ao volume menor de produtos orgânicos transportados, em relação aos convencionais, os custos se tornam maiores, refletindo no preço final. Isso dificulta também a distribuição para varias regiões do Brasil

Além disso, os preços mais elevados são inerentes às condições de produção dos itens orgânicos, uma vez que, por não utilizar adubação química, eles levam mais tempo para chegar ao ponto de colheita. 

Laudemir Müller, secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) acredita que estratégias de governo possam equilibrar os preços. O órgão tem uma política de crédito específica para os orgânicos e uma assistência técnica e de extensão rural, segundo Muller.

Nenhum comentário: