domingo, 2 de setembro de 2012

Redução de IPI para a linha branca é prorrogada

O governo decidiu prorrogar até o final do ano a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da chamada “linha branca”, como fogões, geladeiras e máquina de lavar. O anúncio foi feito ontem (29/09) por Guido Mantega, ministro da Fazenda.

O benefício, que expiraria amanhã (31/08), foi estendido para 31 de dezembro. Segundo Mantega, a renúncia fiscal para a linha branca será de R$ 361 milhões pelos quatro meses de prorrogação.

Lourival Kiçula, presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), comemorou a decisão. De acordo com ele, foi registrado um aumento de 19,3% nas vendas para o varejo de produtos da linha branca no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período em 2011. Sem o benefício, afirma, a taxa de avanço ficaria próxima de zero.

Segundo o jornal Valor Econômico, a Eletros encaminhou para o Ministério da Fazenda uma proposta de redução permanente do IPI destes itens para 4%. Atualmente – fora do benefício fiscal concedido desde o início do ano – alguns produtos, como máquinas de lavar, têm alíquotas de 20%. Como contrapartida, a indústria oferece aumentar a eficiência energética dos produtos.

Nenhum comentário: