domingo, 20 de maio de 2012

Walmart cresce 8,6% em mesmas lojas no 1º trimestre



Após uma queda de 0,5% das vendas no último trimestre de 2011, a unidade brasileira da rede se recuperou no começo deste ano. O Walmart registrou alta de 8,6% em vendas brutas no primeiro trimestre no País, na modalidade “mesmas lojas”. O resultado supera o do concorrente Carrefour, que registrou crescimento de 7,2%, mas fica atrás do Pão de Açúcar, cujas vendas subiram 9,3%. A base comparativa é o mesmo período em 2011.

O resultado chega em um momento que parecia complicado para o Walmart. Há um ano, a rede começou a implementar um processo de redução de despesas operacionais e uma nova política comercial da varejista no Brasil. 

Além disso, a companhia atravessa um processo de reorganização interna no País, com a implementação da política do "preço baixo todo dia", focada em preços ao consumidor abaixo da média do mercado. Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil, comemorou o sucesso deste novo posicionamento. "Completamos um ano de aniversário do EDLP [every day low price] e os números mostram que o processo está funcionando", afirmou. 

Em teleconferência com analistas para a divulgação dos resultados, Doug McMillon, presidente do Walmart International informou: "Tenho orgulho de dizer que as despesas operacionais no Brasil no primeiro trimestre estão crescendo de forma mais lenta do que as vendas", disse. A rede não informou os resultados sobre lucro e margem operacional.

Foi anunciado ainda um processo de conversão dos sistemas de lojas entre o Walmart e suas redes controladas Bompreço (Nordeste) e Big (Sul), unificando o programa de comunicação que existe entre as diferentes bandeiras. 

Nenhum comentário: