sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DE ALAGOAS APOIA PROGRAMA BRASIL SEM MISÉRIA

Definido como o mais ousado plano na área social da administração da presidenta Dilma Roussef, o Brasil sem Miséria será conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Social que tem à frente a ministra Tereza Campello com o objetivo de tirar da extrema pobreza 16 milhões de brasileiros. Como parte do programa a Abras celebrou Protocolo de Intenções com o MDS e o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) com a intenção de promover ações que viabilizem a aquisição e a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar na rede varejista.
O programa que irá se estender por todo o Brasil será iniciado em Alagoas com o apoio da Associação dos Supermercados de Alagoas. Em reunião no palácio República dos Palmares com o governador do Estado, Teotônio Vilela Filho e representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e de cooperativas do agreste do Estado, o presidente da ASA, Raimundo Barreto de Sousa e empresários do setor supermercadista de Alagoas, garantiram parceria que visa a comercialização da farinha de mandioca, oriunda da agricultura familiar, nos supermercados.
De acordo com o Diretor do Departamento de Apoio a Produção Familiar do MDS, João Marcelo Intini, a idéia é trazer o setor privado para ser o terceiro componente no Plano Brasil sem Miséria. “Queremos aproximar quem produz de quem comercializa, favorecendo tanto o agricultor quanto os supermercados e os consumidores. Com a adesão ao projeto os supermercados também agregam à marca o apelo social do Programa”, afirmou Intini ao salientar que após o projeto ser aprovado o lançamento do Programa deve ser em Alagoas.
O governador Teotônio Vilela falou da importância do Programa ser lançado em Alagoas e ressaltou a disposição do presidente da ASA que atendeu prontamente o pedido para participar do projeto. “É motivo de orgulho Alagoas ter sido escolhida, vamos valorizar ainda mais agricultura familiar e aumentar a renda dos pequenos produtores”, comentou o governador ao solicitar empenho de toda a equipe para encaminhamento do projeto. “Alagoas precisa desse projeto, precisa valorizar a agricultura familiar; no futuro, vamos comer o que é produzido pelo nosso Estado; no futuro, queremos comercializar outros produtos porque o Estado tem muito potencial”.
Para o presidente da ASA a eliminação dos elos entre o agricultor e os lojistas é de suma importância, “o setor está pronto para apoiar o Programa Brasil sem Miséria em Alagoas. Com certeza vamos abraçar a causa, a aproximação do produtor com os supermercados é essencial para o barateamento do produto e orientaremos nossos associados para valorizar o espaço e divulgar os produtos da agricultura familiar”, afirmou Barreto.
Alagoas recebe a presidenta Dilma Roussef para o lançamento de dois programas – o Água para Todos e o Brasil sem Miséria – este último considerado pela própria presidenta como o mais importante programa federal. Para a ocasião estarão presentes todos os governadores dos Estados nordestinos, representantes da Associação Brasileira de Supermercados e do setor de autosserviço de Alagoas.
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, falou da importância da participação dos supermercados no programa Brasil sem Miséria ao considerar o momento como histórico. “Todos queremos o desenvolvimento desse Estado e Alagoas vai dar a partida neste programa, o processo é histórico e trará benefícios tanto para o agricultor como para os supermercados que terão produtos de qualidade com o preço mais baixo”, ressaltou.

Após explanação do governador, que fez questão de deixar clara a importância da participação dos supermercados para o sucesso do programa, o presidente da ASA, Raimundo Barreto, garantiu empenho para que Alagoas seja um exemplo a ser seguido. Em seguida todos os representantes dos supermercados, incluindo grandes redes e lojas de médio e pequeno porte declararam adesão total ao programa ressaltando que o interesse em comercializar os produtos do Estado é comum a todos.

Nenhum comentário: