segunda-feira, 18 de novembro de 2013



Aberto aos domingos
Ainda não existe consenso no setor supermercadista sobre o fechamento das lojas aos domingos. Se você tem dúvidas, a resposta está no seu consumidor.

Durante alguns anos, o debate sobre o fechamento dos supermercados aos domingos ficou esquecido. De uns tempos para cá, no entanto, a baixa oferta de mão de obra colocou maior força nas negociações dos trabalhadores com seus patrões. Por meio dos sindicatos, o descanso de domingo voltou à pauta das reivindicações num momento em que esse dia já se tornou um dos melhores da semana em vendas para o setor. Embora as discussões tenham sido acaloradas em várias regiões do País, tem sido difícil para o varejista chegar a uma conclusão a favor ou contra o fechamento das lojas no domingo. Afinal, em cada região, os hábitos e as necessidades dos clientes mudam, assim como os estilos de vida. Justamente por isso a principal recomendação é entender o que o consumidor da sua loja quer.

A maior pressão pelo fechamento aos domingos, contudo, vem dos sindicatos que representam os trabalhadores. Entre os argumentos a favor estão o de que seria possível reduzir custos com horas extras e diminuir o turnover. Isso porque uma das principais queixas dos empregados é a carga horária estendida e o trabalho nos fins de semana. "Por isso, o colaborador não hesita em mudar de emprego, pelo mesmo salário, quando aparece uma oportunidade de trabalhar apenas de segunda a sexta", afirma o presidente do Sincovaga.

» 88% dos varejistas apoiam a abertura de lojas aos domingos
» 48% dos clientes apontam a segunda-feira como o dia da semana em que os supermercados poderiam ser fechados

Qual é a sua opinião?

Nenhum comentário: